terça-feira, 12 de janeiro de 2010

História dos Fragas

FRAGA Sobrenome de origem portuguesa, classificado como sendo toponímico, ou seja, de origem geográfica, variante do sobrenome Fragoso, o qual seria " um lugar onde há muitos Fragas ". É uma antiga família genovesa, procedente de um duque. HISTÓRIA Diz-se que esta família é originária da Beira e que o nome terá sido adoptado por apelido por um João da Fraga, que teve o cargo de Juiz das Sizas e Direitos Reais em 1481, por mercê do rei D. Afonso V. Houve ramos de Fragas radicados na Guarda, outros em Viseu e também nos Açores, de onde passaram igualmente ao Brasil, estabelecendo-se em Santa Catarina. É o caso do tenente-coronel Manuel da Costa Fraga, nascido em Lisboa cerca de 1755, falecido em Florianópolis em 27.3.1824, filho de António da Costa Fraga e de Teresa Joaquina de Jesus. Deixou numerosa descendência do seu casamento, em 1.9.1785, com Genovena Margarida da Silva Na Baía, com ramificações no Rio de Janeiro, conhece-se também a família de Clementino da Rocha Fraga * c.1855, que deixou geração, em Muritiba, de seu casamento com Cordula de Magalhães. Ao que parece, foi casado em segundas núpcas com Alexandrina Brandão. ARMAS

41 comentários:

Jorge Fraga Alves disse...

jorge fraga alves gostei da istoria sou fraga de alto araguaia


moro em formosa goias tenho orgulho em ser fraga esa familia e groriosa

Anônimo disse...

Um abraço de um Fraga de portugal eh eh!!!

Anônimo disse...

O meu é Gislene Fraga, do meu pai Benedito Roberto Fraga e meu avô Roberto Fraga...

Alvaro Fraga Moreira Benevenuto disse...

Sou também um Fraga, sou descendente de Alvaro Fraga Moreira, filho de Clemencia Benigna Fraga Moreira.Honra-me muito pertencer a esta família. Resido em Mato Grosso do Sul.Estou procurando continuar com esta história que servirá de estimulo para nossos descendentes.Gostaria de saber mais de vcs.

transex camilla medeiros 04896277186 disse...

ola, alguem sabe notiçias sobre um pedro joar fraga nascidi em 1903, com filhos em santa catarina, estou tentando sobre a nossa descendensia, tem o meu bisavo tambem joao jose fraga, queremos saber si somos descendentes de portugueses

Geralzimar Fraga disse...

Ola Sou Geralzimar Fraga, sou dessa raiz ai neto de Fausto Fraga nascido em 1915

Anônimo disse...

Ola meu nome tambem e FRAGA sei que a famillia vem dos lados de Cerva concelho Ribeira de Pena.Vivo e trabalho em Paris

anderson_jsfraga disse...

O da minha e Coelho Fraga...

Anônimo disse...

meu avô é jose maria fraga sarmento? Alguém?

Anônimo disse...

O meu nome é Ana Fraga e meu avô era José Queiriga Fraga, da zona de Viseu.

Fraga Luis disse...

ola a todos os Fraga,
Sou Luis Fraga, nascido em Mirandela, Portugal.
Tenho orgulho em pertencer a Familia Fraga e sou neto de Joao Batista Fraga que era mais conhecido como joao da Maravilha
sei tambem que o meu visavô era natural de vale de asnas, perto de Mirandela. Se alguem tambem é descendente deste Fraga gostava de conhecer.

Anônimo disse...

Ola sou wilian t fraga. natural d balneario camboriu sc meu avo se chamava daniel anastacio fraga.

Anônimo disse...

Meu avô se chama José Maria Fragra Sarmento de Canoas. Alguém? ^ ^

Anônimo disse...

Se Fraga! Me avisa. Eheh Brincadeira mas, meu avô é José Maria Fraga de 1930 Natural de Santa Rita municipio perto de Canoas. Aguem???????

Anônimo disse...

Oie sou Fraga também, me chamo Larissa Fernandes Fraga e sou de Minas, sou filha de Paulo Afonso Fraga e neta de Waldemar Martins Fraga gostaria muito de conhecer mais sobre a historia dos fragas que é tão fascinantes, meu pai me contou um pouco da historia que ele ouviu de seus avos e eu gostei muito.

Uelder disse...

Gostei muito da historia, sou Fraga de salvador ba.

JOSÉ FRAGA disse...

Oi Larissa. Você é de onde em Minas
Gerais?

Obrigado

José Fraga

Anônimo disse...

OLÀ meu nome é Emanuel Fraga, sou do rio de janeiro mas minha familia,ou parte dela é de Espirito Santo!

nanci aparecida fraga disse...

Meu ome é Nanci Aparecida Fraga, carrego o sobrenome de meu amado e inesquecível pai João Fraga de Minas Gerais!!!!!


nanci aparecida fraga disse...

Meu nome é Nanci Aparecida Fraga, carrego o sobrenome de meu amado e inesquecível pai João Fraga de Minas Gerais!!!!!


jucy fraga ericeira disse...

olá a todos os fragas, eu tb sou da familia fraga, me chamo jucy fraga e moro em Augustinópolis-tocantins,esse fraga vem do meu pai, que a familia é de Bacabal-MA, alguém aí é da mesma familia







jucy fraga ericeira disse...

olá a todos os fragas, eu tb sou da familia fraga, me chamo jucy fraga e moro em Augustinópolis-tocantins,esse fraga vem do meu pai, que a familia é de Bacabal-MA, alguém aí é da mesma familia







jucy fraga ericeira disse...

olá a todos os fragas, eu tb sou da familia fraga, me chamo jucy fraga e moro em Augustinópolis-tocantins,esse fraga vem do meu pai, que a familia é de Bacabal-MA, alguém aí é da mesma familia







Luciano Fraga disse...

Olá, sou Luciano Fraga Lima, filho de Manoel Fraga Lima, naturald e São Felipe/BA, neto de Germano Ferreira Lima e Laura Santana Fraga.

Luciano Fraga disse...

Olá, sou Luciano Fraga Lima, filho de Manoel Fraga Lima, naturald e São Felipe/BA, neto de Germano Ferreira Lima e Laura Santana Fraga.

Anônimo disse...

Sou Fraga do RS, descendente de Manoel de Fraga (nascido na Ilha das Flores, Açores, Portugal, por volta de 1600s). Para os do RS com este sobrenome que quiserem saber as origens, este site mostra toda a ramificação dessa família no RS: http://antigualhasdefamilia.blogspot.com.br/2013/04/familia-fraga-de-viamao.html

Anônimo disse...

so com orguio um flagra! vim dazoropas fazes pouque tempo. felize por temos ermaos. descurpe o ptuguese

Francisco Fraga disse...

Sou FRAGA, FRANCISCO THEODORO, natural do Rj (campos dos goytacazes)

Marlene Fraga disse...

Olá. Sou Marlene Fraga, natural de Colatina, ES. Filha de Pedro Fraga e neta de Florismundo Fraga. Se alguém é desse ramo da família Fraga, por favor, faça contato comigo, pois tenho muito interesse em saber mais sobre a origem de minha família.

Anônimo disse...

Sou Vicente de Paulo fraga neto meu avo e Vicente de Paula fraga

Anônimo disse...

SOU DA FAMÍLIA FRAGA MINHA MAE É EMÍLIA FRAGA DE OLIVEIRA NASCEU EM MUTUM MG SUA MÃE É ANA FRAGA DE OLIVEIRA CASADA COM DANIEL TEODORO DE OLIVEIRA QUE TAMBÉM NASCEU EM MUTUM MG
MEU AVO J TEODORO DE OLIVEIRA

bela fraga disse...

Meu nome é Isabela de Fraga eu sou de Porto Alegre

Anônimo disse...

Para quem tem interesse em genealogia genética, o resultado pro teste que fiz é que minha linhagem direta de Fraga é da Europa Ocidental, haplogrupo R1b1a2, sub clave M-269.

Anônimo disse...

ola, eu sou Alair Fraga de Alto Araguaia Mt. moro em Manaus a mais de 20 de anos, sou Fraga pq minha mae era uma fraga...e eu amo esse nome... Fraga.

luis fraga disse...

Eu sou luis fraga, pertenço aos FRAGAS do Candedo- Murça, e pelos vistos existem muitos fragas em todo mundo, continuação de boa saude para toda a familia fraga.

Jay Fraga disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jay Fraga disse...

Oi Pessoal.. Eu me chamo Jainara Lima Fraga... Herdei o sobrenome Fraga do meu Pai.. Sou do estado da BA e temos uma familia fraga grande por aqui.. Bjs

Jay Fraga disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Danilo Fraga disse...

tenho orgulho de ser Fraga, sou de São Borja RS. Também terra dos Presidentes

Elaine Fraga disse...

Sou Elaine Fraga, com muito orgulho. Meu pai é Fraga de Sto Antonio da Patrulha- RS, Brasil.

francisco theodoro fraga disse...

Alguém é descendentedo portugues FRANCISCO EMYGIDIO FRAGA e THEODORA GONÇALVES FRAGA, de Campos RJ. Eu sou neto deles. Meu nome é FRANCISCO THEODORO FRAGA e moro no RJ.Tel. 0op.21.984253610.-